Desde que criei o Coolest Club (a comunidade da @acheisupercool no WhatsApp), sempre me pedem para compartilhar mais do nosso processo de criação. Todas as nossas peças nascem a partir do que vocês já sabem: brechós, bazares e retalhos descartados pela indústria.
Quando criei nossas primeiras calças jeans, elas foram inspiradas nas colchas de retalho. Foram peças nas quais juntei todo tipo de retalho jeans que sobrava de outras criações, com modelagem ampla nas pernas e tingimentos diferentes de jeans ao longo de todo o comprimento. Não imaginava que seriam peças tão importantes para a história da ASC.
O jeans é um dos materiais que mais gosto de trabalhar, e existe um motivo para isso (que é assunto para outro post). Também é um dos materiais mais fáceis de encontrar e com mil formas diferentes de manipular, tingir e customizar.
Depois das calças, criei nossas icônicas bermudas, com modelagem ampla, na altura do joelho. Foi um dos nossos melhores lançamentos e também um dos nossos preferidos. Foram dois meses guardando pedaços de outras criações e juntando material suficiente para terminar as bermudas.
Nossas calças foram reinventadas, ainda inspiradas nas colchas de retalhos, mas agora aplicadas de outras formas. Retalhos maiores são desfiados e aplicados às pernas das calças, pedaços de bolsos e cós fazem parte da modelagem da peça. Com novas cores e experimentando formas diferentes de tingir, usamos até mesmo café.
Agora, depois de alguns meses desde o último lançamento de peças jeans, aproveitei que estava por Minas Gerais e visitei um dos meus bazares preferidos. É um espaço pequeno, mas com grandes estantes de metal preenchidas por pilhas de calças dobradas. O que mais gosto de lá é que boa parte dessas calças são 100% jeans. Esse tipo de material facilita o tingimento e a manipulação.
Aproveitei também retalhos de tecidos xadrez para criar saias que complementam nossas novas calças. Todas essas peças são quase que uma releitura das outras que passaram pelo nosso ateliê.